Os rins são fundamentais para o equilíbrio do organismo. Eles filtram o sangue e retiram substâncias tóxicas, provenientes de alimentos e medicamentos, geradas diariamente pelo nosso corpo. Eles produzem hormônios, como a eritropoietina, que auxilia no controle da produção dos glóbulos vermelhos no sangue, a renina e a angiotensina, que auxiliam no controle da pressão arterial. Os rins também mantém o equilíbrio dos fluidos e eletrólitos no corpo como o sódio, potássio, cálcio, fósforo e bicarbonato.

Quando este órgão não realiza suas funções direito pode ocorrer acúmulo de toxinas como uréia, creatinina, potássio e de líquido no organismo. Pode surgir anemia pela redução da produção de glóbulos vermelhos, hipertensão arterial, redução da vitamina D e da massa óssea. Depois dos 40 anos o indivíduo perde, em média, 1% da função renal anualmente. Um em cada dez adultos é portador de doença renal.

A falta de controle da pressão arterial, do diabetes, dos níveis de colesterol e o tabagismo contribuem para a piora da saúde dos rins e má evolução da doença renal crônica. A hipertensão arterial pode lesar os rins, e consequentemente comprometer a saúde renal sem que tenhamos consciência desta situação, e desta forma, é importante a realização de exame de urina em todos os hipertensos, pelo menos uma vez ao ano, para que se possa detectar e/ou acompanhar a evolução desta doença que é silenciosa.

Procure controlar sua hipertensão, para que você tenha uma melhor qualidade de vida!

 


Mais postagens do blog