Se você não tem uma doença renal, mas seu pai, avô ou tio possuem, fica o alerta: as nefropatias podem ser hereditárias. Confira abaixo algumas doenças renais que podem ser hereditárias:

 

1. Doença Renal Policística Autossômica Dominante (DRPAD): Esta é uma das doenças renais hereditárias mais comuns. Ela é caracterizada pelo crescimento de cistos nos rins, o que pode levar à redução da função renal ao longo do tempo.

2. Nefropatia Alport: Esta é uma condição genética rara que afeta o colágeno nos rins. Pode levar a problemas renais, auditivos e oculares.

3. Doença de Fabry: É uma doença metabólica hereditária rara que pode causar disfunção renal, bem como problemas cardíacos, neurológicos e de pele.

4. Nefrite Hereditária por Imunocomplexos (NHI): Uma doença renal hereditária que afeta o funcionamento do sistema imunológico e pode levar a danos nos rins.

5. Síndrome de Bardet-Biedl: Uma síndrome genética rara que pode incluir disfunção renal, entre outras complicações de saúde.

6. Síndrome de Gitelman e Síndrome de Bartter: São doenças genéticas raras que afetam o equilíbrio de eletrólitos nos rins.

7. Síndrome de Liddle: Uma condição hereditária que pode levar à pressão arterial elevada e hipopotassemia (níveis baixos de potássio no sangue).

Caso alguém da sua família sofra de condições renais, seja vigilante com a sua saúde e realize acompanhamento médico preventivo anual, com um médico nefrologista. Além disso, uma dieta balanceada, atrelada a uma vida ativa, ajudam a manter o metabolismo a funcionar da melhor forma possível. Com isso, doenças hereditárias, podem ter seu aparecimento retardado e seus impactos minimizados.

 


Mais postagens do blog